skip to Main Content

Colegiado Participa da Fundação da IC Orthocognitivus

O Colegiado da Conscienciologia participou no dia 18 de maio, da fundação da IC Orthocognitivus, em Florianópolis – SC.

Consideramos a fundação da Orthocognitus um marco para a CCCI, pois trata-se da primeira IC fundada com o objetivo de implantar uma Cognópolis. O evento marcou o final do ciclo de gestação institucional por parte dos voluntários junto à UNICIN, inciando agora a fase de implementação de seu Plano Conscienciocêntrico. Aos voluntários da neo IC, os votos de sucesso e completismo, que venham os novos desafios!

Mais informações sobre o evento, confira no site da Orthocognitivus clicando aqui.

Segue abaixo na íntegra, o pronunciamento do Colegiado da Conscienciologia proferido presencialmente por Alexandre Martins Balthazar.

______________________________________________________________________________________________

Boa noite a todos.

 

Primeiramente, gostaríamos de agradecer à Orthocognitivus pelo convite feito ao Colegiado da Conscienciologia para estarmos presentes nesta solenidade.

As palavras aqui proferidas são a síntese do pensamento de todos nós do Colegiado, além de mim, os colegas Alcir Alves, Cristina Arakaki, Everton Santos, Málu Balona e Moacir Gonçalves.

É uma grande honra para nós, poder testemunhar a consolidação da primeira Instituição Conscienciocêntrica (IC), genuinamente encarregada de implantar uma neocognópolis.

Em nossos debates sobre Cognópolis, sempre nos perguntam: é possível uma cognópolis já nascer cognópolis ou é preciso ser primeiro campus de uma IC para depois se transformar em Cognópolis? A dúvida existe porque hoje só temos a Cognópolis Foz, nascida na condição de campus do IIPC, o CEAEC.

Sim, achamos possível “nascer Cognópolis”, desde que exista o DNA da integração, da cooperação, principalmente no ato de se colocar, não somente ideias acima das pessoas, mas a assistência acima de ICs ou de grupos. Em havendo uma demanda assistencial, que poderia ser facilmente atendida por duas ou três ICs em parceria, não é o ideal, esbarrarmos na burocracia ou na questão do destino de receitas. Talvez o motivo que nos deixa mais felizes hoje, é justamente perceber que a Cognópolis SC, já nasce dando exemplo ao fomentar parcerias, isso é pondo o princípio da interassistencialidade acima das instituições.

A implantação de cognópolis até os dias de hoje, sempre contou com a cosmovisão do professor Waldo Vieira, seja nas orientações iniciais, seja no acompanhamento dos trabalhos. Foi assim com o CEAEC, com a ARACÊ, com o Campus IIPC e com o Intercampi. Não temos mais o professor Waldo para chancelar nossas idéias e objetivos. Ao mesmo tempo em que ele propôs a formação de um colegiado para substituí-lo, pediu para investirmos, fortemente, na criação da cultura democrática.

Estando essa condição, amplamente contemplada no legado do professor Waldo, vale resgatar algumas de suas palavras, por ocasião do meeting de planejamento da Cognópolis Foz, em 2009, e muito úteis neste momento, no qual se forma uma equipe com essa megarresponsabilidade: a implantação de uma neocognópolis:

  • Coloquem as ideias acima das pessoas;
  • Democracia – diluir a liderança;
  • Sejam contra a liderança carismática – gurulatria;
  • Cuidado com o monopólio do poder e das ideias;
  • Entendam que o futuro não pode depender de 1 líder. Vários são capazes e complementares;
  • Soluções por votação;
  • Melhorar o processo da gestão é sempre o ideal, mas sem cair no monopólio do poder;
  • A instituição é secundária;
  • Esta obra não é para essa vida nem para essa humanidade, é para as próximas;
  • Busquem a aglutinação interpessoal mais ampla, abrindo mais portas, para atrair mais pessoas;
  • Evitem o feudo. Preferir a democracia, menos petit comité e mais universalismo (sair de um processo restrito para pensar no problema da megafraternidade);
  • Destacar os trafores das pessoas em tudo e identificar os perfis talentosos das pessoas;
  • Despertar os intermissivistas dormentes;
  • Diminuir grupelhos;
  • Expandir a maxiproéxis;
  • Evitar as competições e as concorrências em geral.

Vemos que a Orthocognitivus tem esse protagonismo, fruto do amadurecimento das estruturas do nosso grupo evolutivo, chegando para fazer diferente do que foi feito até então. O Colegiado da Conscienciologia está motivado e disponível para ajudar a garantir estes princípios.

Aos voluntários encarregados desta tarefa, é bom ressaltar, vocês já estão com o amparo de função necessário para alavancar esta maxiproéxis grupal. Não pensem que a Cognópolis SC será apenas satélite de Foz do Iguaçu. Estamos adentrando a Era das Intercognópolis, na qual cada Cognópolis terá seu próprio protagonismo, peça equânime no equilíbrio da expansão da Conscienciologia.

E falando em processo de amadurecimento, gostaríamos de lembrar algumas palavras ditas pelo amparador E.M. em 1996, através do professor Waldo, durante o primeiro ECP2 realizado no Campus do CEAEC:

“As pessoas que se engajarem na implantação do CEAEC irão mexer em suas últimas 20 vidas. Esqueçam as fofocas e as picuinhas, priorizem os que chegaram e estão verdadeiramente comprometidos com o trabalho”.

Por estas palavras, vemos que um trabalho árduo, de décadas, se inicia para cada um de vocês voluntários, sobretudo com a megaoportunidade de vivenciar, na íntegra de suas vidas, o paradigma consciencial, indo ao âmago da programação existencial, sem desvios ou postergações, verdadeiro salto evolutivo à espera de todos!

Atualmente a CCCI já possui 07 campi e apenas uma cognópolis implantada. A tarefa da Orthocog­nitivus já nasceu grande o suficiente para atender a este objetivo. Ao mesmo tempo em que não se pode querer reinventar a roda, todos terão a responsabilidade inclusive, de em certos aspectos, dar até novos exemplos para a Cognópolis Foz.

Por fim, gostaríamos de parabenizar toda a equipe da Orthocognitivus. Até aqui, vocês têm sido brilhantes na intencionalidade, no propósito e na sustentabilidade. Que venham novos desafios!

Queremos parabenizar também à AIEC pelo apoio desde o início deste processo, cumprindo seu genuíno papel enquanto IC promotora da expansão da Conscienciologia.

E por fim, queremos agradecer a UNICIN e todos os seus voluntários, pela excelente condução dos trabalhos na formação da IC Orthocognitivus, fechando aqui hoje com chave de ouro, este ciclo de gestação institucional!

Contem com o Colegiado da Conscienciologia, estamos juntos!

Muito obrigado a todos!

  

Back To Top