skip to Main Content

Prefeito de Foz e secretários participam de encontro na Cognópolis

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e uma equipe formada por cinco secretários municipais estiveram, no dia 13 de dezembro, no Hotel Mabu Interludium para um encontro com o Colegiado da Conscienciologia. Na ocasião, foi apresentado o Plano Diretor da Cognópolis e os principais projetos.

O objetivo da reunião, que teve participação da UNICIN – União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais, AIEC – Associação Internacional para a Expansão da Conscienciologia, CEAEC – Centro de Altos Estudos da Conscienciologia e AMAC – Associação dos Moradores do Bairro Cognópolis, foi apresentar a governança da Cognópolis ao poder público com vistas a selar futuras parcerias em projetos que beneficiem a cidade.

O encontro foi aberto pelo professor Alexandre Balthazar que explanou à equipe do executivo municipal sobre o papel do Colegiado da Conscienciologia e o histórico de instalação do CEAEC e Cognópolis em Foz do Iguaçu.  Balthazar também falou sobre o atual momento da   Conscienciologia, destacando o trabalho voluntário que impulsiona as ações na Cognópolis e a condição de apartidarismo das instituições conscienciocêntricas. “A Conscienciologia está de portas abertas para ajudar a cidade”. Ele também ratificou o abertismo e a disponibilidade da Cognópolis em apoiar ideias e projetos direcionados ao bem comum de Foz e região.

Na sequência, as arquitetas Patrícia Alves e Patrícia Takaki apresentaram o Plano Diretor da Cognópolis 2017-2018 e as pontoações do bairro que hoje tem 25 instituições da Conscienciologia e 9 condomínios residenciais, incluindo 8 criados por voluntários da Conscienciologia, porém abertos a moradores da cidade.

Na explanação, também foram destacados os principais projetos executados desde o início das obras do CEAEC, em 1995, incluindo Holoteca, Holociclo, Aleia dos Gênios, Tertuliarium, Monumento à Paz, o Polo Discernimentum e o próprio Hotel Mabu Interludium, hoje administrado pela Rede Mabu. No Plano Diretor, também constam futuros projetos que serão instalados na Cognópolis e beneficiarão toda a comunidade de Foz do Iguaçu, tais como o Megacentro Cultural Holoteca, Museu Comunitário, Polo de Saúde com hospital e Ágora para debates.

Participaram da reunião os membros do colegiado Alexandre Balthazar, Alcir Alves, Cristina Arakaki, Moacir Gonçalves e Wildenilson Sinhorini. Também estiveram presentes Marina Thomaz e Luiz Gonçalves (UNICIN), Fernando Barbaresco (CEAEC), Marcelo Molinos (AMAC), Cesar Cordioli e Everaldo Bergonzini (AIEC). A prefeitura esteve representada pelos secretários Ana Biesek (Meio Ambiente); Elias de Souza Oliveira (Assistência Social); Elsídio Cavalcante (Planejamento); o diretor superintendente do Fozhabita, Eduardo Teixeira, e o diretor de gabinete Karl Stoeckl-Kalito. O prefeito Chico Brasileiro estava acompanhado da primeira-dama Rosa Maria Jerônimo Lima.

Chico Brasileiro agradeceu o convite feito pelo Colegiado da Conscienciologia e destacou a importância da reunião no contexto da governança municipal que é buscar atores e instituições para construir a cidade. “Essa oportunidade que vocês estão dando de interação é fundamental para o poder público”. Brasileiro ainda salientou a liderança de Foz do Iguaçu na região trinacional e destacou o papel dos voluntários da Conscienciologia. “Vocês têm um corpo técnico que pode contribuir com a cidade”.

Após a reunião, a equipe da prefeitura foi recepcionada com um jantar oferecido pelo Hotel Mabu Interludium e recebeu kits com livros e revistas doados pela EPIGRAFE, CEAEC e EDITARES.

Denise Paro / fotos: Emanuel Maia
Back To Top