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DEMOCRACIA DIRETA 
(GOVERNOLOGIA) 

I. Conformática

Definologia. 
democracia direta é o governo cujo regime político se estrutura nos prin-
cípios de soberania popular e da distribuição equitativa do poder, com mecanismos e arcabouços
de administrar e controlar a coisa pública pelo próprio povo, no caso, a verdadeira democracia de
aproximação real do governo do povo, estruturando amplos debates em múltiplos lugares na
Terra, no Terceiro Milênio, aceita como possível ou factível, não utópica, por estudiosos. 
Tematologia. 
Tema central homeostático. 
Etimologia. 
O termo democracia vem provavelmente do idioma Francês, démocratie, 
“democracia”, e este do idioma Latim Tardio, democratia, derivado do idioma Grego, démokra-
tía, 
constituído pelos elementos de composição, demos, “povo”, e kratía, “força; poder; autorida-
de”, derivado do verbo kratéó, “ser forte; poderoso”. Apareceu no Século XVII. A palavra direta 
provém do idioma Latim, directus, “reto; em linha reta; direito; alinhado”. Surgiu no Século XIX. 
Sinonimologia: 
01. Democracia pura. 02. Democracia avançada. 03. Lucidocracia.
04. Conscienciocracia. 05. Cosmoeticocracia. 06. Meritocracia. 07. Discernimentocracia.
08. Evoluciocracia. 09. Cosmocracia. 10. Assistenciocracia. 
Neologia. 
As duas expressões compostas democracia direta teórica democracia direta
vivenciada 
são neologismos técnicos da Governologia. 
Antonimologia: 
01. Antidemocracia. 02. Democracia indireta. 03. Autocracia.
04. Despotocracia. 05. Cerberocracia. 06. Barbarocracia. 07. Asnocracia. 08. Escravocracia.
09. Mafiocracia. 10. Moneycracia. 
Estrangeirismologia: 
Recexarium; Argumentarium; upgrade político evolutivo;
wealth administration evolutiva; o Administrarium; Megadministrarium; Conviviarium; 
a implantação gradativa da glasnost interconsciencial.
Atributologia: 
predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento
quanto à holomaturescência das prioridades evolutivas.

II. Fatuística

Pensenologia: o holopensene pessoal acolhedor da democracia direta; os ortopensenes;
a ortopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopen-
senidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade.

Fatologia: a democracia direta; a neodemocracia direta; a neopaideia da Conscienciolo-
gia; a falsa democracia direta na web, mera mentira moderna.

Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética ener-
gética e parapsíquica pessoal.

III. Detalhismo

Principiologia: princípio da descrença.
Codigologia: 
código grupal de Cosmoética (CGC).
Teoriologia: 
teoria da Conviviologia Cosmoética; as teorias da organização política;
teoria da democracia pura; as teorias do Estado Mundial; teoria da natureza política das
consciências; 
teoria do vácuo evolutivo; as teorias da organização política.
Tecnologia: 
as técnicas da convivialidade sadia; técnica etológica do salto baixo; as 
técnicas de acesso fácil aos conhecimentos da Conscienciologia; 
as técnicas fraternas de evita-
ção do elitismo cultural no universo da Conscienciologia; 
as técnicas paradiplomáticas; a técni-

ca de acolhimento do heteroconscienciograma; 
técnica acessível do cosmograma; as técnicas
de organização da vida comunitária
.
Laboratoriologia: 
laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; laboratório
conscienciológico da Pensenologia; 
laboratório conscienciológico da Proexologia (maxiproé-
xis); laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; laboratório conscienciológico da
Parageneticologia; 
laboratório conscienciológico da grupalidade; laboratório consciencioló-
gico da Autoconscienciometrologia
.
Colegiologia: 
Colégio Invisível da Parapercepciologia; Colégio Invisível da Assis-
tenciologia; 
Colégio Invisível da Consciencioterapia; Colégio Invisível da Conviviologia; 
o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; Colégio Invisível da Grupocarmologia; Colégio In-
visível da Recexologia; 
Colégio Invisível da Paradireitologia.
Interaciologia: 
interação autodesassédio-heterodesassédio; interação dos opostos; 
interação trocas prolíficas-concessões mútuas; interação reflexão crítica-ação produtiva; 
interação Política Interna-Política Externa; a interação assuntos privativos-assuntos públicos; 
interação Política Nacional-Política Internacional; interação compromisso-responsabilida-
de; 
interação respeito-dignidade.
Crescendologia: 
crescendo Helenismo-Conscienciologia; o crescendo da Escala Evo-
lutiva das Consciências; 
crescendo Ética Helenística-Cosmoética; o crescendo planejamento
extrafísico-realização intrafísica; 
crescendo inteligência emocional-inteligência evolutiva; 
o crescendo tacon-tares; crescendo diáspora-reagrupamento evolutivo.
Politicologia: 
a democracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia;
a paradireitocracia; a discernimentocracia; a argumentocracia.
Legislogia: 
lei da empatia; lei da afinidade interconsciencial; lei da interdepen-
dência consciencial; 
lei da grupalidade; lei da maxiproéxis; lei da interassistencialidade; 
lei da inseparabilidade grupocármica; as leis em defesa dos direitos e garantias individuais
e coletivas; 
a depuração ética das leis constitucionais; lei do maior esforço coletivo.
Filiologia: 
a politicofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a recexofilia; a evoluciofilia;
a conscienciofilia; a neofilia.
Holotecologia: 
a convivioteca; a sociologicoteca; a cosmoeticoteca; a recexoteca; a evo-
lucioteca; a coerencioteca; a politicoteca.
Interdisciplinologia: 
a Governologia; a Politicologia; a Sociologia; a Intrafisicologia;
a Direitologia; a Diplomaciologia; a Multiculturologia; a Evoluciologia; a Cosmoeticologia;
a Discernimentologia; a Vinculologia; a Etologia; a Grupocarmologia.

IV. Perfilologia

Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassis-
tencial; a conscin enciclopedista.

Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico;
o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolu-
tivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o conscienciotera-
peuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o ree-
ducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante exis-
tencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o paraper-
cepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertulia-
no; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.

Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica;
a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolu-
tiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a conscienciotera-
peuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a ree-
ducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante

existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a pa-
rapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata;
a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.

Hominologia: Homo sapiens parapoliticus; Homo sapiens democraticus; Homo
sapiens parageopoliticus; 
Homo sapiens cosmovisiologus; Homo sapiens cosmoethicus; 
Homo sapiens recyclans; Homo sapiens evolutiens; Homo sapiens conscientiologus; Ho-
mo sapiens logicus; 
Homo sapiens holomaturologus; Homo sapiens orthopensenicus; Ho-
mo sapiens prioritarius; 
Homo sapiens holophilosophus; Homo sapiens mentalsomaticus.

V. Argumentologia

Exemplologia: democracia direta teórica = o estudo do governo direto do povo quando
apenas reconhecido como estudo; democracia direta vivenciada = o governo direto do povo quan-
do já vivenciado por alguma comunidade.

Culturologia: Culturologia da Governologia.

Reciclologia. Sob a ótica da Priorologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 ma-
nifestações de reformas ou reciclagens gerais a serem implementadas, gradativamente, nos Go-
vernos-Nações atuais, a fim de ser possível constituir o regime político renovado, ideal, da demo-
cracia direta:
01. Recomposição do conceito de cidadania: objetivando a governança pacificadora
02. Reconfiguração dos processos democráticos: os alicerces político-administrativos
03. Redefinição das políticas públicas: de todas as naturezas de modo explícito
04. Redesenho dos controles administrativos: por meio de Neotecnologias
05. Redimensionamento do poder democrático: em todas as instâncias políticas
06. Reeducação evolutiva: da convivialidade geral, sociológica, cosmoética
07. Reelaboração da agenda democrática: para todo o período de empreendimento
08. Reequacionamento das responsabilidades: os deveres dos cidadãos e cidadãs
09. Refinamento do conteúdo das instituições: a democracia dos direitos básicos
10. Reforma política: administrativa, desburocratizante e moralizadora (anticorrupção)
11. Reinvenção da democracia: a partir das pequenas comunidades (exemplificação)
12. Relegitimização da própria Constituição: os estatutos vigentes em novo nível
13. Releitura e atualização das leis: em geral e em vigor cortando as ambiguidades
14. Religação das escolhas políticas: a partir da cosmovisão governativa funcional
15. Renovação periódica dos cidadãos: quanto às respectivas carências e bem-estar
16. Reorientação dos objetivos: os neofundamentos racionais do Estado Moderno
17. Reposicionamento da Sociedade ainda patológica: em neopatamar evolutivo
18. Retempero dos compromissos: relativos aos líderes governamentais temporários
19. Reviravolta neoparadigmática: quanto à Governologia e à Politicologia
20. Revisão das prioridades: as neopolíticas fundamentais objetivando o bem comum.

Protótipo. Segundo a Conscienciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 ini-
ciativas ou instâncias ideais, objetivando a democracia direta, de modo factual, aplicadas no
desenvolvimento do novo Bairro Cognópolis, da cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná,
Brasil, ou seja, a pequena comunidade factível para a neodemocracia direta:
01. Ágora. 
02. Areópago Conscienciológico. 
03. Comunidade Conscienciológia Cosmoética Internacional (CCCI)
04. Condomínios Modernos. 
05. Conselho dos 500. 
06. Estado Mundial: Prospectivologia; Pesquisa.

07. Ilha de democracia direta: Teática
08. Polo Conscienciocêntrico Discernimentum: Cosmovisiologia
09. Protótipo do Estado Mundial: Tentativa Racional
10. Tertuliarium: Debatorium Político

VI. Acabativa

Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabé-
tica, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cen-
trais, evidenciando relação estreita com a democracia direta, indicados para a expansão das abor-
dagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Areópago conscienciológico: Administrativologia; Neutro
02. Autovinculação cognopolitana: Sociologia; Homeostático
03. Cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático
04. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Ho-
meostático
05. Condomínio cognopolitano: Intrafisicologia; Homeostático
06. Consciência política: Politicologia; Neutro
07. Crescendo Helenismo-Conscienciologia: Autodiscernimentologia; Homeostático
08. Democracia: Parapoliticologia; Neutro
09. Direito Minoritário: Sociologia; Neutro
10. Isogênese: Politicologia; Neutro
11. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático
12. Ranque de prioridade: Autexperimentologia; Homeostático
13. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático
14. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático
15. Viveiro evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.

O REGIME POLÍTICO DA 
DEMOCRACIA DIRETA SERÁ,
INEVITAVELMENTE, O 
GOVERNO IDEAL A SER IMPLAN-
TADO, NA 
TERRA, QUANDO A HUMANIDADE EVOLUIR
ALÉM DOS MÚLTIPLOS APETITES ANIMAIS DOS EGÕES. 

Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, os princípios da democracia pura?
Você admite a vivência de tais princípios? 

Bibliografia Específica:

1. Freitas, Juarez; & Teixeira, Anderson V.; orgs.; Direito à Democracia: Ensaios Transdisciplinares: Anto-
logia; 
282 p.; 10 caps.; 9 colaboradores; 11 enus.; 10 microbiografias; 477 notas; 211 refs.; 21 x 14 cm; br.; Conceito Edi-
torial; 
São Paulo, SP; 2011; páginas 11 a 39.
2. Vasconcelos, José Ramos de – Neto; Democracia no Terceiro Milênio; revs. Luciana Abud; & Daniel
R. Bilberbek Nery; 264 p.; 3 caps.; 1 E-mail; 71 enus.; 1 esquema; 3 fórmulas; 1 tab.; 200 notas; 105 refs.; 1 apênd.; 23
x 16 cm; br.; Nobel; São Paulo, SP; 2002; páginas 192 a 228.
3. Idem; Democracia Pura; int. Horst Haas; pref. Antonio Silvio Curiati; revs. Denise Katchuian Dognini;
& Marylene Pinto Michael; 188 p.; 11 caps.; 44 enus.; 1 esquema; 1 estatística; 3 fichários; 3 ilus.; 1 mapa; 3 organo-
gramas; 1 tab.; 22 notas; 90 refs.; 23 x 16 cm; br.; Nobel; São Paulo, SP; 2007; páginas 95 a 176.

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