ÁGORA COGNOPOLITA
(PARAPOLITICOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A Ágora Cognopolita é a praça pública multifuncional da Cognópolis-Foz,
tal qual núcleo político e parapolítico do Proto-Estado Mundial, objetivando estimular a convivia-
lidade sadia entre os cognopolitanos através de atividades culturais e políticas, com destaque para
a democracia pura do Conselho dos 500.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O termo ágora deriva do idioma Grego, agorá, “assembleia; praça pública;
mercado”, conexo a ageíró, “reunir, decidir”. Surgiu no Século XIX. O primeiro elemento de
composição cogn vem do idioma Indoeuropeu, gno, “conhecer”. O segundo elemento de com-
posição polita procede do idioma Grego, pólis, “cidade; a cidade por excelência; a parte alta da
cidade; reunião de cidadãos; Estado Livre; democracia”.
Sinonimologia: 1. Ágora Cognopolitana. 2. Praça dos 500. 3. Praça da CCCI.
4. Assembleia cognopolita.
Neologia. As 3 expressões compostas Ágora Cognopolita, Ágora Cognopolita Vivencia-
da e Ágora Cognopolita Teórica são neologismos técnicos da Parapoliticologia.
Antonimologia: 1. Mercado público. 2. Feira de bairro. 3. Arena de shows. 4. Parque
de diversões. 5. Gueto.
Estrangeirismologia: o rapport interconscins; a coniunctio; a aura popularis; a aware-
ness afetiva; a amicability; o attachment; a friendship; a amitié amoureuse; o día de la amistad;
a mescla de diferentes backgrounds culturais; o viver side by side; a Plaza; a piazza; a Grand
Place.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento
quanto à holomaturescência da convivialidade interassistencial.
Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Assistencio-
logia significa partilha. Evoluímos sem mapas. Interação traz motivação. Inexistem fronteiras
maxifraternistas. Melhoremos nosso convívio. Proxêmica significa evolução. Toda convivência
ensina.
Citaciologia: – Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e os-
so amanhã (Victor Hugo, 1802-1885).
Proverbiologia. Eis 3 provérbios relacionados ao tema: – Mais vale um amigo na praça
do que dinheiro em caixa. Os costumes de casa um dia vão à praça. Diz-me com quem andas e te
direi quem és.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da Cognópolis; os liberopensenes; a liberopense-
nidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os
ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene
pessoal da sociabilidade; o holopensene interassistencial sustentado pelos tenepessistas; o holo-
pensene desassediado sustentado pelos seres despertos; o holopensene traforista da Comunidade
Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a radicação vitalícia no holopensene da
Cognópolis; o materpensene atrator de assistidos e assistentes da Cognópolis; o holopensene cog-
nopolita na condição de conceptáculo evolutivo; o holopensene da convivência sadia.
Fatologia: a Ágora Cognopolita; a Ágora Ateniense (elemento síntese e convergente da
pólis clássica com auge no Século V a.e.c.); a sociedade aberta; o sistema aberto; o debate sobre
a criação do Estado Mundial; o debate mundial; o minilaboratório sociológico; o desconforto ima-
turo na convivência com o pensamento diferente; o aparo das arestas dos egos executado pelas
concessões cosmoéticas ao pensamento diferente; a queda definitiva do socialismo utópico; o iní-
cio da queda do capitalismo neoliberal; as 72 etnias de Foz do Iguaçu; a movimentação migratória
da Conscienciologia; o abertismo dos intermissivistas ressomados à Socin; o acid test da susten-
tabilidade das pesquisas da Conscienciologia; as empresas intrafísicas conscienciológicas; a filo-
sofia cosmoética dos negócios; o pórtico do Bairro Cognópolis; o empreendedorismo multidi-
mensional; a Basecon grupal avançada; os condomínios cognopolitanos; as residências proexo-
gênicas; as 695 pessoas, vindas de outras cidades do Brasil e do Exterior (Ano-base: 2012), resi-
dindo em Foz do Iguaçu e sendo grande parte no Bairro Cognópolis; o Tertuliarium para 400 de-
batedores com funcionamento diário; a Holoteca; o Holociclo; a materialização teática da Cidade
do Conhecimento; a democracia direta; o Conselho dos 500 da Cognópolis; o Areópago Cons-
cienciológico.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as parapopulações;
a comunex Interlúdio; a Pararreurbanologia; o megaentrosamento Socin-Sociex; o parassanea-
mento ambiental da Baratrosfera; a Parassociologia; a parassegurança da Cognópolis; a integra-
ção dos intermissivistas extrafísicos com os intermissivistas ressomados; a coerência multidimen-
sional na assunção da identidade conscienciocêntrica; a afinidade proxêmica energossomática
constituindo as comunidades e paracomunidades.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo implícito no conscienciocentrismo da Conscienciologia;
o sinergismo potente das amizades; o sinergismo evolutivo da união dos afins; o sinergismo
comunin-comunex com objetivos evolutivos comuns; o sinergismo proéxis individual-proéxis
grupal; o sinergismo vínculo proexológico-amizade interconsciencial; o sinergismo interassis-
tencial associação-cooperação.
Principiologia: o princípio interassistencial; o princípio da convivialidade enquanto
catalisador evolutivo; o princípio da evolutividade grupal; o princípio da Policarmologia; o prin-
cípio do Universalismo; os princípios da Parapoliticologia; o princípio da convivência pacífica
com o pensamento diferente.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) predispondo a consciência à inter-
assistencialidade maior; o código duplista de Cosmoética (CDC) enquanto pré-requisito para
vivência da grupalidade avançada; a qualificação interassistencial do código grupal de Cosmo-
ética (CGC); o código de etiqueta social; o código de valores pessoais.
Teoriologia: a teoria da evolutividade consciencial; a teática do cultivo das amizades
evolutivas; a teoria e a prática da evolução consciencial em conjunto com o grupo evolutivo;
a teoria da espiral evolutiva ascendente aplicada à grupocarmalidade; a teoria da policarma-
lidade vivida; as teorias sobre a dinâmica grupal; a teoria da reurbex objetivando a desopressão
do holopensene planetário.
Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica do abertismo consciencial gru-
pal; a técnica da conscienciofilia; a técnica parassemiológica da abordagem à identidade pesso-
al; as técnicas da abordagem inicial; a técnica da abordagem interconsciencial com ênfase no
trafor.
Voluntariologia: o voluntariado na Politicologia; o paravoluntariado da reurbanização
extrafísica da Terra; o voluntariado conscienciológico potencializador da interassistencialidade;
o voluntariado interassistencial dos epicons lúcidos; o voluntariado da interassistencialidade nos
trabalhos do Apoio a Voluntários e Alunos (AVA); o voluntariado interassistencial sem radica-
lismos nem doutrinações; o paravoluntariado interassistencial da conscin tenepessista.
Laboratoriologia: os 17 laboratórios conscienciológicos do Campus CEAEC; os 4 la-
boratórios conscienciológicos do Campus IAC; os 11 laboratórios conscienciológicos do Cam-
pus ARACÊ; os 6 laboratórios conscienciológicos do Campus IIPC, em Saquarema (Ano-base:
2012).
Colegiologia: o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível da Antropologia;
o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível
da Experimentologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Poli-
carmologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível dos Gestores; o Colé-
gio Invisível da Pararreurbanologia.
Efeitologia: os efeitos mutuamente enriquecedores das trocas de autexperiências varie-
gadas; o efeito halo global da instalação do Proto-Estado Mundial; os efeitos autodefensivos da
Geopolítica Desassediadora; o efeito abridor de caminhos do pioneirismo evolutivo; os efeitos
do convívio cognopolitano potencializando a teática da grupalidade sadia; os efeitos homeos-
táticos do ajuntamento espacial de bases intrafísicas de tenepessistas; o efeito abrangente das
conscins pacificadoras componentes de células pacifistas espalhadas pelo planeta atuando em
conjunto com a reurbex, ao modo das Cognópolis.
Neossinapsologia: a reciclagem das retrossinapses das democracias políticas vigentes
pelas neossinapses da democracia pura; as neossinapses oriundas da convivência com o pensa-
mento diferente; a necessidade das neossinapses universalistas; as neossinapses construídas pela
associação complementar ou opositiva às ideias alheias; as neossinapses resultantes do cotejo
entre consciências; as neossinapses formadas a partir do contato com novas estruturas socio-
culturais.
Ciclologia: o ciclo amizades extrafísicas-amizades intrafísicas; o ciclo evolutivo disto-
pia social-democracia plena; o ciclo articulação social-mobilização grupal-realização coletiva;
o ciclo vida anônima-vida pública; o ciclo multiexistencial grupal (CMG); o ciclo relações so-
ciais-relações parassociais; o entrosamento dos ciclos multidimensionais pessoais das minipeças
interassistenciais lúcidas; o ciclo evolutivo encontros-desencontros-reencontros; o ciclo urbani-
zação-degradação-reurbanização.
Enumerologia: a integração cosmoética cognopolita; a convivência grupal harmônica;
o lazer produtivo conjunto; a interação dos empreendimentos grupais; o congraçamento étnico
universalista; o megaentrosamento interconsciencial eutímico; a teática da democracia pura.
Binomiologia: o binômio paz local-paz global; o binômio reeducação-ressocialização;
o binômio lar harmônico-vida social harmônica; o binômio admiração-discordância; o binômio
comunin-comunex; o binômio vida pública-vida íntima; o binômio parapsiquismo interassisten-
cial-inclusão parassocial.
Interaciologia: o intercâmbio de verpons permeando a interação Ágora Cognopolita-
-Socin; a interação entre as múltiplas classes sociais e etnias, intermissivistas ou não; a intera-
ção despoluição ambiental-higienização parambiental; a interação Cognópolis-Interlúdio; a in-
teração consciência-ambiente.
Crescendologia: o crescendo social Ágora Cognopolita-Cognópolis-CCCI-Estado
Mundial; o crescendo da aristocracia para a democracia; o crescendo Ética Humana-Cosmoé-
tica; o crescendo democracia global-democracia cósmica; o crescendo visionarismo-parapros-
pectiva; o crescendo inclusão social-inclusão parassocial; o crescendo tolerância-compreensão
intercultural-convivência fraterna-universalismo vivido.
Trinomiologia: o trinômio sociológico democracia-Direitos Humanos-evolução gru-
pal; o trinômio ideológico liberdade-igualdade-fraternidade; o trinômio gregarismo-individualis-
mo-universalismo; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio reurbanização-ree-
ducação-ressocialização; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio interassistencial
acolhimento-orientação-encaminhamento.
Polinomiologia: o polinômio centrífugo Egocarmologia-Duplocarmologia-Grupocar-
mologia-Policarmologia; o polinômio célula assistencial-órgão assistencial-sistema assisten-
cial-organismo assistencial-comunidade assistencial; o polinômio História-cultura-identidade-
-pertencimento; o polinômio Economia-Política-Cultura-Socin; o polinômio árvores-frutos-flo-
res-gramados; o polinômio infraestrutura básica-segurança ambiental-educação qualificada-
-liberdade de expressão; o polinômio gênero-etnia-classe-ideologia.
Antagonismologia: o antagonismo isolacionismo / aglutinação; o antagonismo coope-
ração / competição; o antagonismo democracia / capitalismo selvagem; o antagonismo autexpo-
sição / autencapsulamento; o antagonismo engajamento comunitário / alienação social; o anta-
gonismo convívio acolhedor / acepção de pessoas; o antagonismo mundinho umbilicocêntrico
/ Cosmos.
Paradoxologia: o paradoxo do Estado Mundial antibairrista despontar do Bairro Cog-
nópolis; o paradoxo da evolução individual somente existir em grupo; o paradoxo do avanço das
redes sociais (virtuais) acompanharem o declínio dos espaços públicos urbanos; o paradoxo
adaptação urbana-inadaptação cognopolita; o paradoxo adaptação cognopolita-inadaptação
urbana.
Politicologia: a conscienciocracia; a proexocracia (Cognópolis); a cosmoeticocracia;
a meritocracia evolutiva; a lucidocracia; a assistenciocracia; a invexocracia; a parapsicocracia;
a democracia pura; o futuro governo planetário do Estado Mundial.
Legislogia: as leis do gregarismo humano; a lei do maior esforço convivencial; a lei da
inseparabilidade grupocármica; as leis da preservação da privacidade; a lei do silêncio; a oposi-
ção patológica à lei da gregariedade humana; a obsolescência das leis de fronteira.
Filiologia: a gregariofilia; a priorofilia; a evoluciofilia; a politicofilia; a etnofilia; a cos-
mofilia; a neofilia; a parapoliticofilia.
Mitologia: o mito da consciência apolítica ou do apolitismo.
Holotecologia: a convivioteca; a sociologicoteca; a recexoteca; a politicoteca; a cultu-
roteca; a urbanisticoteca; a reurbanoteca; a cosmoteca.
Interdisciplinologia: a Parapoliticologia; a Paradireitologia; a Paradiplomacia; a Paras-
sociologia; a Intrafisicologia; a Urbanologia; a Geopoliticologia; a Conviviologia; a Grupocarmo-
logia; a Cosmovisiologia; a Pararreurbanologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassisten-
cial; a conscin enciclopedista; a conscin comunitária; a pessoa comum; a pessoa anônima; a figu-
ra social.
Masculinologia: o cognopolita; o condômino-cognopolita; o intermissivista; o proexista;
o proexólogo; o conscienciólogo; o duplista; o duplólogo; o compassageiro evolutivo; o comu-
nicólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o reeducador; o epicon
lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor
existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pes-
quisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbe-
tógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o retomador de tarefas; o homem de ação.
Femininologia: a cognopolita; a condômina-cognopolita; a intermissivista; a proexista;
a proexóloga; a consciencióloga, a duplista; a duplóloga; a compassageira evolutiva; a comu-
nicóloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a reeducadora; a epicon
lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora
existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pes-
quisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbe-
tógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a retomadora de tarefas; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens
convivens; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens
democraticus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens agglutinato-
rius; o Homo sapiens parapoliticus.
V. Argumentologia
Exemplologia: Ágora Cognopolita vivenciada = a praça da integração do Polo Discerni-
mentum, enquanto embaixada das ICs; Ágora Cognopolita teórica = a praça idealizada qual nú-
cleo político e parapolítico, enquanto piloto para o Estado Mundial.
Culturologia: a cultura conscienciológica; a cultura da grupalidade quando operosa
e cosmoética; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da amizade; a cultura da sociabilidade
evoluída; as pontes culturais; a cultura da convivialidade multiexistencial.
Proposta. A Ágora Cognopolita foi proposta oficialmente na tertúlia conscienciológica
do dia 08.12.2009 na apresentação do verbete Retificação, com o nome de Praça dos 500, na
ocasião da sugestão de se recriar o Conselho dos 500 aos moldes daquele existente na Grécia
Antiga, reeditando a democracia pura na Cognópolis.
Assinvéxis. O anteprojeto do plano piloto do Campus da Assinvéxis, apresentado na III
Semana da Invéxis (2005) prevê a inserção de Miniágora ou anfiteatro como centro da interação
entre os voluntários inversores.
Convite. A Ágora Cognopolita pode ser novo atrativo da Cognópolis visando acolher
possíveis intermissivistas, amigos e colegas da sociedade local, visitantes ou mesmo curiosos.
Convergência. O papel da Ágora Cognopolita é convergir pessoas buscando a sinergia
de esforços, tornando-se com o passar do tempo, grande ponto-nodal da Cognópolis.
Tabelologia. A clássica Ágora de Atenas possuía elementos fixos, também existentes em
outras Ágoras Gregas. Destacam-se, na tabela abaixo, 5 paralelos entre a Ágora Ateniense
e a proposta da Ágora Cognopolita:
Tabela – Cotejo Ágora Ateniense / Ágora Cognopolita
N
os
Ágora Ateniense Ágora Cognopolita
1.
Boule. A boule ateniense, sediada no Bou-
leterium, era o Conselho dos 500, manten-
do a missão de preparar terreno para as
decisões a serem tomadas pela ekklesia.
Comissão. A Comissão de Gestão do
Conselho dos 500, responsável pela orga-
nização e pauta das respectivas assemblei-
as decisórias.
2.
Ekklesia. Assembleia do povo ou dos ci-
dadãos, instância decisória principal e de-
finitiva da pólis democrática.
Conselho dos 500. A instância decisória
final cognopolita em Foz do Iguaçu (Ano-
-base: 2012).
3.
Feira. A feira ou mercado era ponto alto
da Ágora Ateniense e elemento com maior
função atratora dos cidadãos.
Eventos. As atividades tarísticas são me-
gaatratores da Cognópolis, promovendo
intenso networking mentalsomático.
4.
Prytaneion. Reunião dos prítanes. Evitava
reunir todo o Conselho dos 500, atuando
na resolução de problemas rotineiros, tam-
bém os encaminhava à ekklesia.
Convocação. Não há estrutura equivalen-
te ou semelhante na Cognópolis Foz. Se
necessário, o Conselho dos 500 pode ser
convocado.
5.
Stoa. Corredor ou pórtico semiaberto, co-
mumente destinado ao uso público, onde
ocorriam debates com filósofos, feiras, ex-
posições e discursos.
Holoteca e Tertuliarium. Locais destina-
dos ao público onde ocorrem exposições,
debates e as tertúlias conscienciológicas
gratuitas, abertas e diárias.
Vitrine. Segundo a Debatologia, a Ágora Cognopolita pode ser o referencial ou vitrine
intrafísica para o debate de temas de máxima importância para a Socin, aos moldes destes 5, dis-
postos em ordem alfabética:
1. Coletividade. Modelo sociológico e urbanístico para resolução da tensão permanente
na vida em sociedade, a busca pela privacidade-metrópole e segurança-comunidade.
2. Democracia pura. Proposta de resgate revisado e ampliado da democracia grega, di-
reta, com o foco na eliminação da política representativa e da figura do político profissional.
3. Ecologia. Plano cognopolita de longo prazo de tornar-se comunidade sustentável.
4. Economia. Modelo de comunidade geradora de emprego e renda locais, com foco na
autossustentabilidade, através do estímulo da produção e comércio locais.
5. Evolução. A Ciência Conscienciologia, através do paradigma consciencial, contri-
buindo para o upgrade em outras áreas da Ciência Convencional.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabé-
tica, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cen-
trais, evidenciando relação estreita com a Ágora Cognopolita, indicados para a expansão das
abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Abordagem macro-micro: Cosmovisiologia; Homeostático.
02. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
03. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
04. Consciência política: Politicologia; Neutro.
05. Crescendo Helenismo-Conscienciologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
06. Debate: Debatologia; Neutro.
07. Democracia: Parapoliticologia; Neutro.
08. Desbarbarização da Humanidade: Reeducaciologia; Homeostático.
09. Edificação conscienciocêntrica: Conscienciocentrologia; Homeostático.
10. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
11. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
12. Proto-Estado Mundial: Parassociologia; Neutro.
13. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
14. Terra-de-todos: Intrafisicologia; Homeostático.
15. Viveiro evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
A ÁGORA COGNOPOLITA CONSTITUI VITRINE MULTIDI-
MENSIONAL EXPLICITADORA DO CONSCIENCIOCENTRIS-
MO INTRAFÍSICO, OBJETIVANDO A MATERIALIZAÇÃO
DA PRÁTICA DOS CURSOS INTERMISSIVOS AVANÇADOS.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou a importância da Ágora Cognopo-
lita para a integração e consolidação da Cognópolis-Foz? Reconhece a relação com o Proto-Esta-
do Mundial?
Filmografia Específica:
1. Alexandria. Título Original: Agora. País: Espanha. Data: 2009. Duração: 125 min. Gênero: Drama.
Idade (censura): 16 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Alejan-
dro Amenábar. Elenco: Rachel Weisz; Max Minghella; Oscar Isaac; Ashraf Barhom; Michael Lonsdale; Rupert Evans;
Richard Durden; Sami Samir; Manuel Cauchi; Homayoun Ershadi; Oshri Cohen; Harry Borg; & Charles Thake. Produ-
ção: Álvaro Augustín; & Fernando Bovaira. Desenho de Produção: Guy Hendrix Dyas. Direção de Arte: Dominique
Arcadio; Matthew Gray; Stuart Kearns; Jason Knox-Johnston; & Frank Walsh. Roteiro: Alejandro Amenábar; & Mateo
Gil. Fotografia: Xavi Giménez. Música: Dario Marianelli. Montagem: Nacho Ruiz Capillas. Cenografia: Larry Dias.
Efeitos Especiais: All Effects; DDT Efectos Especiales; & El Ranchito. Companhia: Mod Producciones; Himenóptero;
Telecinco Cinema; Canal+ España; & Cinebiss. Sinopse: Sob o domínio Romano, Alexandria é palco de violentas rebe-
liões religiosas. Judeus e cristãos competem pela soberania política, econômica e religiosa. A astrônoma Hypatia lidera
grupo de discípulos lutadores para preservar a Biblioteca de Alexandria.
Bibliografia Específica:
01. Balthazar, Alexandre; Lançado Projeto da Ágora Cognopolita; Reportagem; Jornal da Cognópolis;
Mensário; Ano 16; N. 184; Foz do Iguaçu, PR; Novembro, 2010; primeira página (manchete).
02. Bauman, Zygmunt; Comunidade: A Busca por Segurança no Mundo Atual (Community: Seekink Safety
in an Insecure World); trad. Plínio Dentzien; 142 p.; 9 caps.; 87 citações; 62 notas; alf.; 21 x 14 cm; br.; Jorge Zahar, Rio
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03. Coulanges, Foustel; A Cidade Antiga (La Cité Antique); revisoras Virgínia de A. Thomé; Ivete Batista
dos Santos; & Célia Regina Rodrigues de Lima; trad. Fernando de Aguiar; XII + 642 p.; 47 caps.; 1 esquema; 2 enus.;
glos. 614 termos; 1 índice analítico; 20,5 x 12,5 cm; br.; 4ª Ed.; 2ª imp.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2000; páginas
134 a 150 e 372 a 381.
04. Jacobs, Jane; Morte e Vida das Grandes Cidades (The Death and Life of Great American Cities);
revisoras Maria Estela Heider Cavalheiro; & Cheila Aparecida Gomes Baião; trad. Carlos S. Mendes Rosa; X + 510 p.; 21
caps.; 4 esquemas; alf.; 20,5 x 15 cm; br.; 2ª imp.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2001; páginas 29 a 79 e 167 a 194.
05. Munford, Lewis; A Cidade na História: Suas Origens, Tranformações e Perspectivas (The City in His-
tory: Its Origins, its Transformations and its Prospects); trad. Neil R. da Silva; XII + 812 p.; 672 caps.; 152 citações; 86
fotos; 28 ilus.; 716 refs.; alf.; 23 x 15,5 x 6 cm; br.; 5ª Ed.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2008; páginas 156, 157
e 173 a 237.
06. Oliveira, Nara; Reeducação Patrimonial e Diálogos Interculturais; Artigo; Maria Izabel; et al.; Com-
piladoras; Anais 2003-2010 do Colégio Invisível da Cosmoeticologia; VII Encontro do Colégio Invisível da Cos-
moeticologia; Natal, RN; 06-08.10.06; revisoras Erotildes Louly; & Adriana de Lacerda Rocha; 30 x 21 x 3,5 cm; enc.;
Foz do Iguaçu, PR; Abril, 2011; páginas 332 e 333.
07. Penn, Mark J.; Microtendências, as Pequenas Forças por trás das Grandes Mudanças de Amanhã
(Microtrends: The Small Forces behind Tomorrow´s Big Changes); trad. Adriana Rieche; 582 p.; 75 caps; 173 citações;
7 enus.; 41 gráfs.; 1 mapa; 638 refs.; 11 tabs.; alf.; 23 x 15,5 x 3,5 cm; br.; Best Seller; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas
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08. Souza, Marcelo Lopes de; A Prisão e a Ágora: Reflexões em torno da Democratização do Planejamento
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br.; Bertrand Brasil; Rio de Janeiro, RJ; páginas 33 a 43, 69, 72, 260 a 272, 314 a 325, 335 a 337 e 586 a 592.
09. Vasconcelos, José Ramos de Neto; Democracia Pura: História e Atualidade, Reforma Política, Teoria
e Prática sobre Governo sem Políticos Profissionais; int. Horst Haas; pref. Antonio Silvio Curiati; revisoras Denise
Katchuian Dognini; & Marylene Pinto Michael; 188 p.; 2 partes; 12 caps.; 2 E-mails; 51 enus.; 3 esquemas; 1 foto;
4 ilus.; 1 mapa; 1 microbiografia; 3 organogramas; 1 tab.; 1 website; 22 notas; 90 refs.; 23 x 16 cm; br.; 2ª Ed.; Nobel; São
Paulo, SP; 2007; páginas 55 a 63.
10. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções;
413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares;
1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 ceno-
grafias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do
Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007;
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glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação
Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 347, 406,
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12. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lour-
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A. M. B.