Pronunciamento do Colegiado no Congraçamento das IC’s de 2017
Boa tarde à todas as consciências presentes.
O Colegiado da Conscienciologia, sente-se honrado em dar as boas vindas, aos voluntários da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional, para o 29º congraçamento.
Agradecemos a presença de todos vocês, ao CEAEC e à UNICIN, pelo acolhimento e organização da presente confraternização.
Queremos parabeniza-los, pelo tema proposto, “Cognópolis Foz”, por evidenciar um dos importantes legados do Professor Waldo Vieira. Essa inspiração surgiu, a partir de comunexes avançadas, e o termo “Cognópolis”, foi proposto pelo Professor Waldo Vieira e publicado no Jornal Informativo do CEAEC, em 1997. Desde então, sua personalidade aglutinadora, atraiu para Foz do Iguaçu, centenas de intermissivistas, que aqui se radicaram. A partir do esforço, dedicação e do importante trabalho dos voluntários, ao longo desses 22 anos, consolidou-se a estrutura hoje existente, na Cognópolis de Foz do Iguaçu.
Estamos diante de uma realização sem precedentes. Nem mesmo, em países mais desenvolvidos, há disponibilidade de estrutura semelhante, resultante de trabalho inteiramente voluntário. Estrutura essa, que surpreende aos visitantes, pelo número expressivo de produções, pesquisas, realizações de eventos, criações intelectuais e trabalhos assistenciais, desenvolvidos a partir dos voluntários e das instituições conscienciocêntricas, integrantes desse polo de conhecimento e pesquisa. Não só o pesquisador conscienciológico, possui acesso aos benefícios e assistências proporcionadas pela Cognópolis de Foz, mas a socin em geral. O Holociclo e Holoteca, estão de portas aberta para visitação e pesquisa de toda a comunidade, diariamente as tertúlias são de acesso público, tanto presencial quanto via internet, Círculo Mentalsomático, Tertúlia Matinal de domingo, e o Calepino, são franqueadas a todos gratuitamente.
Sentimo-nos orgulhosos de poder acolher, todas essas consciências, não só intrafísicas, mas principalmente às extrafísicas, através das diversas dinâmicas e cursos de campo, contribuindo na pararreurbanização dos bolsões baratrosféricos, possibilitando que essas consciências adquiram maior lucidez.
Por iniciativa dos voluntários conscienciológicos, foi possível conseguir através da Administração pública, a oficialização do nome do bairro Cognópolis, através do decreto municipal nº 18.887 de 12 de março de 2009. Localizada em região privilegiada, pela abundância de energias imanentes, e dentro do “corredor turístico” da cidade, a Cognópolis oferece aos seus visitantes e moradores, a oportunidade de acessar, um oásis de conhecimento conscienciológico.
Eis em ordem alfabética, pelo menos 20 das diversas realizações intelectivas e estruturais disponíveis: Aleia dos gênios; Bandeira da ONU; bosques; 7 debates conscienciológicos; 25 Dinâmicas Parapsíquicas; 25 Instituições Conscienciocêntricas; Holociclo; Holoteca; Hotel Mabu Interlúdio; jardins; 18 Laboratórios Conscienciológicos; Lexicoteca; Livraria; Megálito da Paz; Ponte da Intercompreenção; Restaurante; Salões de Eventos; Tertuliário; Trilha Via Florestalis.
Em momento algum, desde a dessoma do Professor Waldo Vieira, houve interrupção ou redução das atividades regulares da Cognópolis. Observamos sim, que chegam, cada vez mais intermissivistas, para abraçar este ideal tarístico e interassistencial, a partir do trabalho conscienciológico. Muitas frentes de trabalhos foram abertas, para que tivéssemos a oportunidade de nos engajar, como protagonistas de nossa própria evolução, contribuindo para a maxiproéxis grupal. Para tanto, torna-se imprescindível que façamos as reciclagens necessárias, buscando ajustar, afinar e estreitar nossas relações interconscienciais, não só com os amparadores, orientadores evolutivos ou serenões, mas principalmente com os voluntários, que temos contato em nosso dia-a-dia.
No Dicionário de Argumentos da Conscienciologia, Vieira relata sobre a mensagem da Serenona Monja: “Em toda a história Humana, nenhuma consciência, inclusive essas que você chama de Serenões, chegou a deixar o legado do corpus de conhecimentos multidimensionais da Conscienciologia para a Humanidade. Olhe as suas responsabilidades pessoais no contexto desse empreendimento com os seus voluntários”.
Gostaríamos de deixar como reflexão do tema do 29º Congraçamento, a ideia de que, cada um de nós, a exemplo do Professor Waldo, estamos compromissados com os Evoluciólogos, na reurbanização deste planeta. Somos capazes de fazer muito pela expansão e desenvolvimento da Cognópolis de Foz do Iguaçu, e de outras Cognópolis neste planeta, a partir do compromisso individual de cada voluntário e do exemplarismo cosmoético, de manter um ambiente libertário, onde todos, possam se sentir parte do Maxismecanismo evolutivo e servir de modelo para um futuro Estado Mundial, onde todas as consciências possam ser tratadas igualitariamente, com dignidade e respeito.
Nós, do Colegiado da Conscienciologia, estamos de portas abertas, para recebe-los, ouvir suas ideias e avaliar suas demandas.
Nosso muito obrigado, a todos vocês.